Em todo o mundo 94% das pessoas erram este cálculo. Será que consegues acertar?

loading...

És bom(boa) a matemática? Tens a certeza? Então vamos ver… Essa disciplina é normalmente a mais odiada por um grande número de pessoas, mas no entanto há quem se dê super bem com os cálculos que ela envolve.

Mesmo que tenhas sido um grande aluno a esta disciplina, a hipótese de errares nesta conta é muito grande.

De acordo com especialistas, cerca de 94% das pessoas que tentaram responder erraram. E isso acontece porque as pessoas que erram acreditam que ela é muito simples, no entanto pode não ser tão simples assim.

Acreditas que conseguirias acertar a resposta? Então, responda: Qual é o resultado de 7 + 7 ÷ 7 + 7 x 7 – 7 ?

Vê agora em baixo a solução!

feswef
As opções de resposta são: a) 00; b) 08; c) 50; d) 56

A maioria das pessoas responde a letra “a” ou a letra “d”. Se você respondeu alguma dessas opções se enganou! Quem escolhe 56 como resultado costuma fazer a conta da esquerda para a direita, mas sem respeitar as ordens das operações matemática.

Ou seja, 7+7 = 14, 14÷7 = 2, 2+7 = 9, 9×7 = 63, e, finalmente, 63-7= 56. Logo a resposta correta seria a alternativa “d”, certo? Errado.

Já a pessoa que acredita que a resposta é zero faz a conta usando a mesma lógica, mas quando chega no final subtrai 7 por 7 isoladamente e encontra zero, assim pensa que o número encontrado até a última operação multiplicado por zero só pode ser zero. Errado também.

Então, qual é a resposta correta? A resposta correta é a que quase ninguém supõe que seja, a letra “c”. A razão para isso é que existe uma hierarquia na hora de resolver o cálculo. Primeiramente é preciso fazer as operações de divisão, depois as de multiplicação, soma e por último a subtração.

Assim, para resolver corretamente o cálculo, é preciso seguir o seguinte raciocínio: 7÷7 = 1, 7×7 = 49. Resolvendo as operações de divisão e multiplicação a conta ficaria: 7 + 1 + 49 – 7. O resultado disso é 50.

Então erraste ou acertaste? Deixa-nos a resposta nos comentários do facebook ou deste artigo!

loading...